sábado, 6 de julho de 2013

Museu da Música de Mariana - 40 Anos!

Minas celebra 40 anos do Museu da Música inscrito no programa Memória do Mundo 
Para homenagear os 40 anos do Museu da Música de Mariana, mantido pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana (FUNDARQ), seu fundador, o Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, e a cidade de Mariana pelos seus 317 anos, a CASA DE CULTURA-ACADEMIA MARIANENSE DE LETRAS, o MOVIMENTO RENOVADOR DE MARIANA, a MARIANATUR e o CONSERVATÓRIO DE MÚSICA MESTRE VICENTE convidam para o Iº INTERARTE MARIANA (música, canto e literatura das sacadas do solar, sede da Academia, Rua Frei Durão,84), hoje e amanhã, dias  06 e 07 de julho.
O Museu da Música de Mariana é, no gênero, o primeiro do Brasil. Está, desde 2011, inscrito no Programa Memória do Mundo da UNESCO, título correspondente a Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi criado, em 1973, graças ao idealismo e esforços do Arcebispo Dom Oscar de Oliveira e de abnegados e respeitáveis músicos, musicólogos, museólogos e professores. Em seu acervo, há milhares de partituras dos séculos 18 e 19, de celebrados autores como João de Deus de Castro Lobo e do serrano Lobo de Mesquita.
Para o diretor executivo da FUNDARQ e presidente da cinquentenária Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Roque Camêllo, “o Museu da Música é um centro de RECEPÇÃO\PRESERVAÇÃO\DIFUSÃO do patrimônio histórico-musical luso-brasileiro. Trata-se de um precioso presente do passado reconhecido pela UNESCO. Pioneiro no gênero, mantém suas portas abertas a estudiosos do ramo, historiadores, musicólogos, músicos, professores, alunos e turistas em geral. Seu acervo pode ser visitado pelo site www.mmmariana.ogr.br . Já editou 11 livros e gravou 9 CDS, material este disponível em sua sede à rua Cônego Amando, 161, em Mariana-MG”.
Programação
O Museu da Música celebra suas “bodas de rubi” com concertos, exposição e o Iº INTERARTE MARIANA – música, canto e literatura – nos dias 06 e 07 de julho.
Dentro das comemorações, em Mariana, haverá:
Dia 06 de julho (sábado)
- Às 17h - Concerto com Les Petits Chanteurs de Bordeaux, Coral Canarinhos de Itabirito, Madrigal Padre Xavier e Orquestra de Câmara, na Catedral de Mariana acompanhados com o Órgão Arp Schnitger.
 - Às 20h30 - Iº INTERARTE MARIANA – música, canto e literatura das sacadas da Casa de Cultura-Academia Marianense de Letras, Rua Frei Durão, 84.
Serão ouvidos poemas e contos de membros da Academia Marianense de Letras e de patronos como Claudio Manoel da Costa, Alphonsus de Guimaraens, Alphonsus Guimaraens Filho, Dom Oscar de Oliveira, Regina Almeida, Paschoal Motta, Geraldo Reis, Anício Chaves, Maurílio Camêllo, Gabriel Bicalho.
Como não poderia faltar, nosso poeta maior Carlos Drummond de Andrade terá presença com poemas dedicados aos patronos Dom Viçoso e Alphonsus de Guimaraens.
- Apresentar-se-ão os corais marianenses TOM MAIOR E SILVINHA ARAÚJO e, como convidados da cidade coirmã, São João Del Rey, a cantora lírica Rute Pardini e o pianista Francisco Braga.
Dia 07 de julho (domingo)
- Às 10h - Concerto no Museu da Música, Rua Cônego Amando, 161, antigo Palácio dos Bispos. Serão executadas, no salão nobre, músicas profanas cujas partituras compõem seu precioso  acervo dos séculos XVIII e XIX .
 - Às 10h45 – Exposição temática, guiada, para conhecimento das peças e instrumentos raros do acervo do Museu.
Às 12,15 -  Concerto ao Órgão Arp Schnitger, na Sé Catedral Basílica de Mariana.

Nenhum comentário: